O sábado foi diferente para quem passou pelo centro de São José dos Campos, no interior de São Paulo. Música, fanfarra e a energia contagiante de crianças, adolescentes e adultos chamaram a atenção de moradores e curiosos que pararam para acompanhar a passeata do projeto Quebrando o Silêncio. A iniciativa, promovida anualmente pela Igreja Adventista do Sétimo Dia, trouxe neste ano a reflexão sobre a violência digital e seus impactos, especialmente entre crianças e jovens.
O impacto do tema
Entre os que pararam para observar a movimentação, estava Letícia, terapeuta ocupacional, que ressaltou a importância da campanha:“O uso precoce e excessivo de telas afeta o desenvolvimento das crianças. Esse tema precisa ser falado para as famílias entenderem os riscos.”, afirmou.
A aposentada Carmen Azeredo, aposentada, também destacou como a pauta é atual: “As crianças já nascem com celular na mão. Está difícil. Por isso, esse tema não pode parar, tem que continuar”.
O morador Luiz Paulo, foi atraído pelo barulho da fanfarra e levou os filhos para acompanhar a passeata. Para eles, a experiência foi positiva: “Foi bem legal, chamou nossa atenção. Ainda mais hoje em dia, que tudo é digital. Essa violência online pode acabar com famílias, por isso é tão importante discutir isso”.
Voluntariado em ação
Além da participação da comunidade, voluntários também estiveram à frente da mobilização. Caroline Giglio, empresária e desbravadora, compartilhou a motivação de se envolver:
“Tenho três filhos e sei o que é a violência digital. Do outro lado da tela pode parecer uma criança, mas pode ser um adulto mal-intencionado. Esse tema precisa ser divulgado para pais e filhos estarem atentos.”
Segundo ela, a receptividade do público foi muito positiva: “Enquanto entregávamos os folhetos, só recebíamos elogios. As pessoas ficaram animadas com o que estava acontecendo”.
Além da Carolina, mais de 200 voluntários participaram do evento, que foi organizado pelo Ministério da Mulher da Igreja Adventista, com apoio da Escola Adventista e Clubes de Desbravadores e Aventureiros. Fernanda Moreira, líder do Ministério da Mulher para a região do Bosque dos Eucalíptos em São José dos Campos (SP), explicou o objetivo da ação: “Queremos impactar as pessoas e mostrar que nos importamos com elas. A violência digital é uma realidade, e precisamos conscientizar famílias inteiras”.
É possível acessar os materiais relacionados ao tema do Quebrando o Silêncio 2025 no site: Quebrando o Silêncio
Veja mais fotos da passeata acessando o link: Fotos Passeata
Fotografia: Bianca Boccardo e Sofia Sopaia
Informações e conteúdo: Safyre Tostes
Matéria: Luanna Mascherin
